-
Arquitetos: fala
- Área: 290 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio, fala
Descrição enviada pela equipe de projeto. Alguns dizem que as reformas de belos edifícios devem ser respeitosas e delicadas. Alguns dizem que devem ser assertivas ou assumir uma atitude rebelde. Não escolher seria tépido. Aqui está uma tentativa de fazer as duas coisas.
A fachada do edifício voltada para a rua é tombada e protegida. É uma pièce montée bastante bonita, uma sobreposição vertical de extensões, que funcionam bem juntas. A fachada traseira, com apenas dois níveis de altura, não é cuidada, como de costume. O projeto trata ambas com meios similares: esquadrias reformadas, granito antigo, novos elementos de mármore, faces rosadas. Se a fachada frontal é um bolo em camadas, a posterior é um bolinho de formato curioso. Disforme, conflituoso, fantástico, se soubermos como abordá-lo.
A planta articula-se em torno de uma nova chaminé de concreto que perfura todos os níveis. Ela atende a uma lareira na sala principal do piso térreo e organiza todos os espaços de forma centrífuga. A escadaria segue seu próprio caminho sinuoso, revestida em cor-de-rosa brilhante, distinta dos pisos e tetos de menta. Todos os quartos são tratados com a mesma paleta de materiais, apenas os banheiros têm mais equipamentos. Como nas pistas esportivas, padrões ousados marcam o início e o fim da viagem.